sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Catalisadores

image

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens (Mateus 5.13).

Na indústria química, a produção de muitos compostos depende do uso dos chamados catalisadores. Estes podem ser estruturas, como por exemplo uma rede de platina, que fazem com que compostos mais simples reajam entre si, formando um produto mais nobre e de valor comercial. Os catalisadores agem pela sua simples presença, sem que as substâncias de que são feitos participem da composição do novo produto.

Quando Jesus esteve aqui na terra, deixou entre muitos outros ensinamentos o de que aquele que segue sua palavra deverá fazer diferença no meio em que vive. Quem vive em sociedade pode exercer esse mesmo papel de catalisador, fazendo com que sua presença produza um efeito ao seu redor. Jesus resumiu este conceito de forma magistral em uma frase: “Vocês são o sal da terra”. Podemos perguntar: qual é o papel reservado ao sal? Se utilizado no alimento, tem pelo menos dois, a saber: dar sabor e conservar a boa qualidade. Creio que antes mesmo de dar sabor, a propriedade principal é conservar a boa qualidade.

Seguramente Jesus expressa nesta frase que espera de cada um que melhore o seu ambiente. Que sejam restaurados os princípios de moral, de ética, de fé, dos bons princípios, do respeito mútuo. Espera que esses princípios não sejam corrompidos, mas permaneçam. Se assim não fosse, Jesus não teria alertado: “Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”. Sim dar sabor é agradável, mas preservar (ou restaurar) a qualidade é muito mais importante. Podemos perguntar-nos se somos catalisadores ou um corpo insípido e inerte. Jesus ainda nos dá tempo para nos restaurarmos.

Nelson Ellert

 

________________________________

Fonte: Pão Diário 7

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça Meus Amigos Felizes:Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br